Reencarnação:
aspectos históricos e
científicos
Reencarnación:
aspectos históricos y
científicos
Reencarnar
é tornar à vida física, renascer em outro corpo. Essa é a ideia
central de diversas doutrinas religiosas, principalmente as
orientais. No ocidente, a teoria da reencarnação é amplamente
divulgada pelo Espiritismo. Para compreender a pluralidade das
existências é necessário crer na imortalidade da alma.
Reencarnar
es volver a la vida física, renacer en otro cuerpo. Esa es la idea
central de diversas doctrinas religiosas, principalmente las
orientales. En el occidente, la teoría de la reencarnación es
ampliamente divulgada por el Espiritismo. Para comprender la
pluralidad de las existencias es necesario creer en la inmortalidad
del alma.
Segundo
a Doutrina Espírita, a pluralidade das existências é a prova da
misericórdia divina. Somente através da reencarnação temos a
oportunidade de progredir moralmente, corrigindo nossas imperfeições
e aperfeiçoando nossas qualidades. A reencarnação constitui pois,
uma Lei natural.
Según
la Doctrina Espírita, la pluralidad de las existencias es la prueba
de la misericordia divina. Solamente a través de la reencarnación
tenemos la oportunidad de progresar moralmente, corrigiendo nuestras
imperfecciones y perfeccionando nuestras cualidades. La reencarnación
constituye pues, una Ley natural.
A
passagem dos Espíritos pela carne é assim justificada pelo
Espiritismo:
El
paso de los Espíritus por la carne es así justificado por el
Espiritismo:
132.
Qual é a finalidade da encarnação dos Espíritos?
132.
¿Cuál es la finalidad de la encarnación de los Espíritus?
— Deus
a impõe com o fim de levá-los à perfeição: para uns, é uma
expiação; para outros, uma missão. Mas, para chegar a essa
perfeição, eles devem sofrer todas as vicissitudes da existência
corpórea; nisto é que está a expiação. A encarnação tem ainda
outra finalidade, que é a de pôr o Espírito em condições de
enfrentar a sua parte na obra da Criação. É para executá-la que
ele toma um aparelho em cada mundo, em harmonia com a matéria
essencial do mesmo, afim de nele cumprir, daquele ponto de vista, as
ordens de Deus. E dessa maneira, concorrendo para a obra geral,
também progredir. (O
Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.)
— Dios
la impone con el fin de llevarlos a la perfección: para unos, es una
expiación; para otros, una misión. Pero, para llegar a esa
perfección, ellos deben sufrir todas las vicisitudes de la
existencia corpórea; en esto es que está la expiación. La
encarnación tiene aún otra finalidad, que es la de poner el
Espíritu en condiciones de enfrentar su parte en la obra de la
Creación. Es para ejecutarla que él toma un aparato en cada mundo,
en armonía con la materia esencial del mismo, a fin de en el
cumplir, de aquel punto de vista, las órdenes de Dios. Y de esa
manera, concursando para la obra general, también progresar. (El
Libro de los Espíritus, de Allan Kardec.)
A
reencarnação não partiu do espiritismo
La
reencarnación no partió del Espiritismo
A
doutrina das vidas sucessivas, também chamada de Palingenesia, do
grego Palin (novo) e gênese (nascimento) relaciona-se com a história
das antigas civilizações. Os primeiros registros acerca da
reencarnação partem dos hindus 5.000 anos a.C. Um pouco mais tarde,
os egípcios também fizeram anotações sobre o tema: “Antes de
nascer, a criança já viveu e a morte não é o fim.” (Papiro
egípcio, 3.000 a.C.)
La
doctrina de las vidas sucesivas, también llamada Palingenesis, del
griego Palin (nuevo) y génesis (nacimiento) se relaciona con la
historia de las antiguas civilizaciones. Los primeros registros
acerca de la reencarnación parten de los hindúes 5.000 años a.C.
Un poco más tarde, los egipcios también hicieron anotaciones sobre
el tema: “Antes de nacer, la criatura ya vivió y la muerte no es
el fin.” (Papiro egipcio, 3000 a.C.)
Os
grandes pensadores, precursores do Espiritismo e da ideia cristã,
discutiram amplamente a questão em suas escolas filosóficas.
Pitágoras dizia ser a reencarnação de Euforbo, filho de Panto, que
foi morto por Menelau na Guerra de Troia:
Los
grandes pensadores, precursores del Espiritismo y de la idea
cristiana, discutieron ampliamente la cuestión en sus escuelas
filosóficas. Pitágoras decía ser la reencarnación de Euforbo,
hijo de Panto, que fue muerto por Menelao en la Guerra de Troya:
"A
alma nunca morre, mas recomeça uma nova vida, muda de domicílio,
tomando uma outra forma. Quanto a mim, já fui Euforbes, no tempo da
guerra de Troia e lembro-me perfeitamente bem do meu nome e dos meus
pais, bem como fui morto em combate com o rei de Esparta... Mas
embora vivendo em vários corpos, a alma é sempre a mesma, pois só
muda a forma.” (Pitágoras 572 - 492 a.C.)
"El
alma nunca muere, sino recomienza una nueva vida, cambia de
domicilio, tomando otra forma. En cuanto a mí, ya fui Euforbes, en
tiempo de la guerra de Troya y me acuerdo perfectamente bien de mi
nombre y de mis padres, así como fui muerto en combate con el rey de
Esparta... Pero aunque viviendo en varios cuerpos, el alma es siempre
la misma, pues sólo cambia la forma.” (Pitágoras 572 - 492 a.C.)
Sócrates,
considerado por muitos o maior filósofo do mundo ocidental, também
expressou seu pensamento em relação ao assunto. Apesar de não
deixar nenhum documento registrado, seus ensinamentos foram anotados
e imortalizados por seus discípulos: “Estou convencido de que
vivemos novamente e que os vivos emergem dos que morreram e que as
almas dos que morreram estão vivas”. (Sócrates, 469 - 399 a.C.)
Sócrates,
considerado por muchos el mayor filósofo del mundo occidental,
también expresó su pensamiento en relación al asunto. A pesar de
no dejar ningún documento registrado, sus enseñanzas fueron
anotadas e inmortalizadas por sus discípulos: “Estoy convencido de
que vivimos nuevamente y que los vivos emergen de los que murieron y
que las almas de los que murieron están vivas”. (Sócrates, 469 –
399 a.C.)
Platão,
que fora fortemente influenciado por Sócrates e Pitágoras,
tornou-se o grande divulgador da doutrina da reencarnação. Seus
registros são apontados por diversos teólogos para justificar o
objeto em questão: "Ó tu, moço ou jovem que te julgas
abandonado pelo deuses, saiba que, se te tornares pior, irás ter com
as piores almas, ou se melhor, irá se juntar às melhores almas, e
em toda sucessão de vida e morte farás e sofrerás o que um igual
pode merecidamente sofrer nas mãos de iguais. É esta a justiça dos
céus". "Aprender é recordar." (Platão, 427 - 347
a.C.)
Platón,
que fue fuertemente influenciado por Sócrates y Pitágoras, se hizo
el gran divulgador de la doctrina de la reencarnación. Sus registros
son apuntados por diversos teólogos para justificar el objeto en
cuestión: "Oh tú, muchacho o joven que te juzgas abandonado
por los dioses, sepa que, si te hicieras peor, irás a estar con las
peores almas, o si mejor, irás a juntarte a las mejores almas, y en
toda sucesión de vida y muerte harás y sufrirás lo que un igual
puede merecidamente sufrir en las manos de iguales. Es esta la
justicia de los cielos". "Aprender es recordar."
(Platón, 427 - 347 a.C.)
A
reencarnação como dogma judeu
La
reencarnación como dogma judío
Em
Israel existiam duas escolas filosóficas que dominavam a classe
espiritual da época, os fariseus e os saduceus. A primeira, formada
por representantes de classe média, era mais flexível e acreditava
na reencarnação, mas utilizava o termo ressurreição para designar
a ideia do retorno da alma à vida física. "Eles [os fariseus]
também acreditavam que as almas tinham uma força imortal dentro
delas e que sob a terra elas serão premiadas ou punidas, segundo
elas tivessem vivido virtuosamente ou em vício esta vida; e estas
últimas são mantidas numa prisão eterna, ao passo que as primeiras
terão o poder de viver novamente." (Flávio Josefo -
Antiguidades)
En
Israel existían dos escuelas filosóficas que dominaban la clase
espiritual de la época, los fariseos y los saduceos. La primera,
formada por representantes de clase media, era más flexible y creía
en la reencarnación, pero utilizaba el término resurrección para
designar la idea del retorno del alma a la vida física. “Ellos
[los fariseos] también creían que las almas tenían una fuerza
inmortal dentro de ellas y que bajo la tierra ellas serán premiadas
o castigadas, según ellas hubieran vivido virtuosamente o en vicio
esta vida; y estas últimas son mantenidas en una prisión eterna,
mientras que las primeras tendrán el poder de vivir nuevamente.”
(Flavio Josefa – Antigüedades)
Já
os saduceus, em menor número, eram representados pela alta
sociedade. Seus membros eram conservadores e não acreditavam, de
forma alguma, na imortalidade da alma e por consequência na
reencarnação.
Ya
los saduceos, en más pequeño número, eran representados por la
alta sociedad. Sus miembros eran conservadores y no creían, de forma
alguna, en la inmortalidad del alma y por consecuencia en la
reencarnación.
Mas
por que mencionar aqui as crenças judaicas?
Pero
por qué mencionar aquí las creencias judaicas?
¿Pero
por qué mencionar aquí las creencias judaicas?
A
resposta é simples, Jesus era judeu e antes de iniciar suas
pregações provavelmente tenha recebido a mesma formação religiosa
de seu povo. O Evangelho de Lucas nos conta que aos 12 anos Jesus
viajou com os pais de Nazaré a Jerusalém para celebrar o Pessach, a
Páscoa judaica; esse fato pode demonstrar o contato de Jesus com a
religião judaica.
La
respuesta es simple, Jesús era judío y antes de iniciar sus
predicaciones probablemente haya recibido la misma formación
religiosa de su pueblo. El Evangelio de Lucas nos cuenta que a los 12
años Jesús viajó con los padres de Nazarét a Jerusalén para
celebrar el Pessach, la Pascua judaica; ese hecho puede demostrar el
contacto de Jesús con la religión judaica.
Jesus
e a reencarnação
Jesús
y la reencarnación
Muito
se debate sobre os ensinamentos de Jesus. Cada religião enfatiza
aquilo que melhor lhe convém, utilizando os registros bíblicos para
fundamentar suas crenças. Partindo desse pressuposto, podemos citar
algumas passagens bíblicas que podem ser relacionadas à doutrina da
reencarnação.
Mucho
se debate sobre las enseñanzas de Jesús. Cada religión enfatiza
aquello que mejor le conviene, utilizando los registros bíblicos
para fundamentar sus creencias. Partiendo de esa proposición,
podemos citar algunos pasajes bíblicos que pueden ser relacionados a
la doctrina de la reencarnación.
Analisemos
um trecho bíblico que referencia o diálogo entre o Nazareno e um
doutor da lei judaica, Nicodemos: “Em verdade, em verdade vos digo
que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo.
Perguntou-lhe, então, Nicodemos: Como pode nascer um homem já
velho? Pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, para nascer
segunda vez? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que
aquele que não nascer da água e do espírito não pode entrar no
reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido
do espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito:
Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves
a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; o mesmo se dá
com todo aquele que é nascido do espírito”. (João, capítulo
III, vv. 1 a 12.)
Analicemos
un tramo bíblico que refiere el diálogo entre el Nazareno y un
doctor de la ley judaica, Nicodemos: “En verdad, en verdad os digo
que nadie puede ver el reino de Dios si no nace de nuevo. Le
preguntó, entonces, Nicodemos: ¿Cómo puede nacer un hombre ya
viejo? ¿Puede volver a entrar en el vientre de su madre, para nacer
por segunda vez? Jesús respondió: En verdad, en verdad os digo que
aquel que no naciera del agua y del espíritu no puede entrar en el
reino de Dios. Lo que es nacido de la carne es carne, y lo que es
nacido del espíritu es espíritu. No te maravilles de haberte dicho:
Necesario os es nacer de nuevo. El viento sopla dondequiera, y oyes
su voz, pero no sabes de dónde viene, ni para dónde va; lo mismo se
da con todo aquel que es nacido del espíritu”. (João, capítulo
III, vv. 1 a 12.)
Nesse
trecho, Jesus demonstra que é preciso nascer novamente para adentrar
o reino de Deus, ou seja, para se chegar à perfeição. Este é o
princípio da pluralidade das existências.
Outro
segmento bíblico que nos fornece subsídios para confirmar a
hipótese de que Jesus falava sobre reencarnação diz respeito à
sua explicação aos apóstolos com relação a Elias e João
Batista: “É verdade que Elias há de vir e restabelecer todas as
coisas; mas eu vos declaro que Elias já veio e eles não o
conheceram e o trataram como lhes aprouve. É assim que farão sofrer
o Filho do Homem. Então, seus discípulos compreenderam que fora de
João Batista que ele falara”. (Mateus, cap. XVII, vv. 10 a 13 e
Marcos, cap. IX, vv. 11 a 13.)
Ora,
aqui nos parece muito clara a ideia da transmigração da alma. Se
João Batista era Elias, este fato só pode ser explicado pela
reencarnação, pois João Batista e Elias foram duas pessoas
distintas, com corpos físicos diferentes. Se a crença da doutrina
da reencarnação fosse contrária aos ensinamentos de Jesus,
certamente ele a teria combatido, como fez com tantas outras crenças
conservadoras.
En
ese tramo, Jesús demuestra que es preciso nacer nuevamente para
adentrar en el reino de Dios, o sea, para llegar a la perfección.
Este es el principio de la pluralidad de las existencias. Otro
segmento bíblico que nos ofrece subsidios para confirmar la
hipótesis de que Jesús hablaba sobre reencarnación dice respecto a
su explicación a los apóstoles con relación a Elías y Juan
Bautista: “Es verdad que Elías ha de venir y restablecer todas las
cosas; pero yo os declaro que Elías ya vino y ellos no lo conocieron
y lo trataron como les pareció. Es así que harán sufrir al Hijo
del Hombre. Entonces, sus discípulos comprendieron que fue de Juan
Bautista que él había hablado”. (Mateo, cap. XVII, vv. 10 a 13 y
Marcos, cap. IX, vv. 11 a 13.)
Ahora,
aquí nos parece muy clara la idea de la trasmigración del alma. Si
Juan Bautista era
Elías,
este hecho sólo puede ser explicado por la reencarnación, pues Juan
Bautista y Elías fueron dos personas distintas, con cuerpos físicos
diferentes. Si la creencia de la doctrina de la reencarnación fuera
contraria a las enseñanzas de Jesús, ciertamente él la habría
combatido, como hizo con tantas otras creencias conservadoras.
A
reencarnação como crença do Cristianismo primitivo
La
reencarnación como creencia del Cristianismo primitivo
Alguns
estudiosos defendem que a teoria da reencarnação era aceita entre
os cristãos primitivos. De fato, teólogos famosos e doutores da
igreja como Orígenes, São Clemente, São Jerônimo e até mesmo
Santo Agostinho, explicitaram suas opiniões em favor da pluralidade
das existências:
Algunos
estudiosos defienden que la teoría de la reencarnación era aceptada
entre los cristianos primitivos. De hecho, teólogos famosos y
doctores de la iglesia como Orígenes, San Clemente, San Jerónimo e
incluso San Agustín, exponían sus opiniones en favor de la
pluralidad de las existencias:
“Toda
alma vem para este mundo fortalecida pelas vitórias ou enfraquecida
pelas derrotas da sua vida anterior. Seu lugar neste mundo é
determinado pelos seus méritos ou deméritos anteriores. Seu
trabalho neste mundo determina o seu lugar no mundo que se seguirá
após este.” (De Principiis e Contra Celsum - Orígenes)
“Toda
alma viene para este mundo fortalecida por las victorias o
debilitadas por las derrotas de su vida anterior. Su lugar en este
mundo es determinado por sus méritos o deméritos anteriores. Su
trabajo en este mundo determina su lugar en el mundo que seguirá
después de este.” (De
Principiis y Contra Celsum - Orígenes)
"Não
terei eu vivido em outro corpo, em alguma outra parte, antes de
entrar no útero de minha mãe?" (Confissões - Santo Agostinho)
“¿No
habré yo vivido en otro cuerpo, en alguna parte, antes de entrar en
el útero de mi madre? (Confesiones – San Agustín)
A
proposta das vidas sucessivas teria resistido até o ano 553, quando
o imperador Justiniano convocou o 2º Concílio de Constantinopla
para combater as ideias de Orígenes, que eram adotadas pela Igreja.
La
propuesta de las vidas sucesivas habría resistido hasta el año 553,
cuando el emperador Justiniano convocó el 2º Concilio de
Constantinopla para combatir las ideas de Orígenes, que eran
adoptadas por la Iglesia.
Por
que Justiniano interveio em uma questão religiosa?
¿Por
qué Justiniano intervino en una cuestión religiosa?
Acredita-se
que sua esposa, a imperatriz Teodora, antes de se casar, teria sido
uma prostituta. Para que este fato não comprometesse sua reputação,
Teodora determinou o assassinato de todas as prostitutas da região,
aproximadamente quinhentas. Esse fato causou muita revolta nos
cristãos que eram reencarnacionistas; eles a acusaram de
assassinato. Muitos passaram a comentar que Teodora teria de retornar
à vida quinhentas vezes para pagar pelos crimes cometidos. A
imperatriz, por sua vez, passou a odiar a doutrina da reencarnação
e, por isso, solicitou ao marido que tomasse uma atitude com relação
ao fato. O imperador, que havia iniciado uma perseguição a Orígenes
desde o ano de 543, organizou o concílio e ordenou de forma
autoritária que qualquer ideia relacionada à reencarnação fosse
banida do Cristianismo.
Se
cree que su esposa, la emperatriz Teodora, antes de casarse, habría
sido una prostituta. Para que este hecho no comprometiera su
reputación, Teodora determinó el asesinato de todas las prostitutas
de la región, aproximadamente quinientas. Ese hecho causó mucha
revuelta en los cristianos que eran reencarnacionistas; ellos la
acusaron de asesinato. Muchos pasaron a comentar que Teodora habría
que volver a la vida quinientas veces para pagar por los crímenes
cometidos. La emperatriz, por su parte, pasó a odiar la doctrina de
la reencarnación y, por eso, solicitó al marido que tomara una
actitud con relación al hecho. El emperador, que había iniciado una
persecución a Orígenes desde el año 543, organizó el concilio y
ordenó de forma autoritaria que cualquier idea relacionada a la
reencarnación fuera proscrita del Cristianismo.
A
realização desse concílio não contou com a presença de todos os
bispos. Os representantes de Roma e a grande maioria do bispado
ocidental não participaram da assembleia. Desse modo, Justiniano
conseguiu facilmente a aprovação de seus interesses. Os
participantes do concílio resolveram, portanto, substituir a crença
na reencarnação pela crença na ressurreição. A decisão final do
2º Concílio de Constantinopla que diz respeito ao assunto é a
seguinte: “Quem sustentar a mítica crença na preexistência da
alma e a opinião, consequentemente estranha, de sua volta, seja
anátema”.
La
realización de ese concilio no contó con la presencia de todos los
obispos. Los representantes de Roma y la gran mayoría del obispado
occidental no participaron de la asamblea. De ese modo, Justiniano
consiguió fácilmente la aprobación de sus intereses. Los
participantes del concilio resolvieron, por lo tanto, sustituir la
creencia de la reencarnación por la creencia en la resurrección. La
decisión final del 2º Concilio de Constantinopla que dice respecto
al asunto es la siguiente: “Quién sostenga la mítica creencia en
la preexistencia del alma y la opinión, consecuentemente extraña,
de su vuelta, sea anatema”.
Esta
decisão reflete até hoje na doutrina cristã. O governo de
Justiniano mudou o rumo do Cristianismo de forma significativa. A
Igreja de Roma alterou o discurso e acabou por influenciar as
doutrinas protestantes.
Esta
decisión se refleja hasta hoy en la doctrina cristiana. El gobierno
de Justiniano cambió el rumbo del Cristianismo de forma
significativa. La Iglesia de Roma alteró el discurso y acabó por
influenciar las doctrinas protestantes.
Por
esse motivo, a espiritualidade maior trabalha para fortalecer o
Espiritismo, que surge com a proposta de resgatar o Cristianismo
primitivo.
Por
ese motivo, la espiritualidad mayor trabaja para fortalecer el
Espiritismo, que surge con la propuesta de rescatar el Cristianismo
primitivo.
A
reencarnação aos olhos da ciência
La
reencarnación a los ojos de la ciencia
Existem
diversas pesquisas científicas sobre reencarnação em todo o mundo,
inclusive no Brasil. Um dos maiores e mais complexos estudos
realizados até agora fora sediado na Universidade de Virgínia nos
Estados Unidos. Um grupo de pesquisadores, inicialmente liderado pelo
psiquiatra Ian Stevenson, que morreu em 2007, estuda há décadas os
casos em que pessoas dizem recordar suas vidas pregressas. Dr.
Stevenson passou 37 anos registrando e analisando testemunhos de
crianças que alegavam ter lembranças nítidas de outras vidas.
Alguns registros, de fato, impressionam.
Existen
diversas investigaciones científicas sobre reencarnación en todo el
mundo, inclusive en Brasil. Uno de los mayores y más complejos
estudios realizados hasta ahora fue acogido en la Universidad de
Virginia en los Estados Unidos. Un grupo de investigadores,
inicialmente liderado por el psiquiatra Ian Stevenson, que murió en
2007, estudia hace décadas los casos en que personas dicen recordar
sus vidas pasadas. EL Dr. Stevenson pasó 37 años registrando y
analizando testimonios de niños que alegaban tener recuerdos nítidos
de otras vidas. Algunos
registros, de hecho, impresionan.
Crianças
que desde muito cedo despertam talentos inatos para diversos campos
do conhecimento são consideradas um mistério aos olhos da ciência.
Pequenos gênios como Mozart, que compôs sua primeira canção aos 5
anos de idade, e tantos outros exemplos de miúdos com conhecimento
incomum, ainda permanecem inexplicáveis.
Niños
que desde muy pronto despiertan talentos innatos para diversos campos
del conocimiento son considerados un misterio a los ojos de la
ciencia. Pequeños genios como Mozart, que compuso su primera canción
a los 5 años de edad, y tantos otros ejemplos de pequeños con
conocimiento inusual, aún permanecen inexplicablemente.
Não
seria mais justo admitir que exista um conhecimento anterior que
possa justificar esses talentos? Como crianças que nem foram
alfabetizadas desenvolvem complexas habilidades em diferentes áreas,
lembrando-se de situações alheias à presente existência?
¿No
sería más justo admitir que exista un conocimiento anterior que
pueda justificar esos talentos? ¿Cómo niños que ni fueron
alfabetizados desarrollan complejas habilidades en diferentes áreas,
recordando situaciones ajenas a la presente existencia?
Foram
essas observações que instigaram as pesquisas de Dr. Stevenson, as
quais resultaram na publicação de materiais científicos e alguns
livros sobre o tema. Parte da comunidade científica, entretanto, não
vê com bons olhos a possibilidade da comprovação científica da
reencarnação. A justificativa é que os estudos sobre o tema são
geralmente baseados em evidências narradas, relatos de pessoas e
comparações. A dificuldade em levantar provas concretas é muito
grande, pois comumente existem intervalos consideráveis entre uma
reencarnação e outra. Não existiria, segundo tal ideia, nada
"palpável".
Fueron
esas observaciones que instigaron las investigaciones del Dr.
Stevenson, las cuales resultaron en la publicación de materiales
científicos y algunos libros sobre el tema. Parte de la comunidad
científica, sin embargo, no ve con buenos ojos la posibilidad de la
comprobación científica de la reencarnación. La justificación es
que los estudios sobre el tema son generalmente basados en evidencias
narradas, relatos de personas y comparaciones. La dificultad en
ofrecer pruebas concretas es muy grande, pues comúnmente existen
intervalos considerables entre una reencarnación y otra. No
existiría, según tal idea, nada “palpable”.
Outro
problema encontrado e citado muitas vezes pelo Dr. Stevenson é que
seus colegas cientistas acreditam nas teorias materialistas como
verdades absolutas e não estão abertos a novas possibilidades de
estudo. "Se ainda existisse tribunal de inquisição, certamente
os cientistas que se dedicam a esse tipo de pesquisa, seriam
queimados na fogueira por heresia." (Ian Stevenson)
Otro
problema encontrado y citado muchas veces por el Dr. Stevenson es que
sus compañeros científicos creen en las teorías materialistas como
verdades absolutas y no están abiertos a nuevas posibilidades de
estudio. "Si aún existiera un tribunal de inquisición,
ciertamente los científicos que se dedican a ese tipo de
investigación, serían quemados en la hoguera por herejía.” (Ian
Stevenson)
É
importante lembrar que Galileu também foi rechaçado por sustentar a
ideia de Copérnico de que os corpos celestes giravam em torno do
sol. O mesmo acontece hoje com tantos outros assuntos; a reencarnação
é apenas um deles. A diferença é que hoje ninguém está condenado
à morte por defender suas opiniões, como na época de Galileu.
Es
importante recordar que Galileo también fue rechazado por sostener
la idea de Copernico de que los cuerpos celestes giraban en torno al
sol. Lo mismo ocurre hoy con tantos otros asuntos; la reencarnación
es sólo uno de ellos. La diferencia es que hoy nadie está condenado
a la muerte por defender sus opiniones, como en la época de Galileo.
Apesar
de todas as dificuldades, Dr. Stevenson conseguiu despertar o
interesse de boa parte dos cientistas para o assunto. As pesquisas
prosseguem e a cada dia crescem as expectativas para a comprovação
científica da pluralidade das existências, apesar de que, para
alguns, as evidências são irrefutáveis.
A
pesar de todas las dificultades, el Dr. Stevenson consiguió
despertar el interés de buena parte de los científicos para el
asunto. Las investigaciones prosiguen y cada día crecen las
expectativas para la comprobación científica de la pluralidad de
las existencias, a pesar de que, para algunos, las evidencias son
irrefutables.