A
imortalidade do Espírito e a
reencarnação
La
inmortalidad del Espíritu y la
reencarnación
Há
alguns dias, recebemos um e-mail com o título “Entendendo a
morte”, que dizia assim:
Hace
algunos, recibimos un e-mail con el título “Entendiendo la
muerte”, que decía así:
Ninguém
quer morrer, não é mesmo? Até um suicida ou doente terminal deseja
viver, porém, com qualidade. Isso é o que existe de mais intrínseco
em nosso coração: o desejo de vida. Já dizia o ditado popular: "Se
a morte é descanso, prefiro viver cansado". Mas o que acontece
na morte? Existe vida além do túmulo?
O
Brasil é um terreno fértil para crenças baseadas na comunicação
com os espíritos e na reencarnação. Pesquisas indicam que 80% das
pessoas acreditam que o espírito vai para algum lugar após a morte
e 69% pensam que os mortos "bons" estão num paraíso, ao
lado de Deus. Agora, se as pessoas não morrem como dizem alguns, mas
ficam reencarnando e vão para o paraíso, por que todos têm medo de
morrer? Por que a morte causa tanto temor?
Nadie
quiere morir, ¿no es así? Hasta un suicida o enfermo terminal desea
vivir, sin embargo, con calidad. Eso es lo que existe de más
intrínseco en nuestro corazón: el deseo de vida. Ya decía el
dictado popular: "Si la muerte es descanso, prefiero vivir
cansado". ¿Pero qué ocurre en la muerte? Existe vida además
del túmulo? Brasil es un terreno fértil para creencias basadas en
la comunicación con los espíritus y en la reencarnación.
Investigaciones indican que un 80% de las personas creen que el
espíritu va para algún lugar después de la muerte y 69% piensan
que los muertos "buenos" están en un paraíso, al lado de
Dios. Ahora, si las personas no mueren como dicen algunos, pero
quedan reencarnando y van para el paraíso, ¿por qué todos tienen
miedo de morir? Por qué la muerte causa tanto temor?
A
Bíblia ensina que apenas Deus é imortal (1 Timóteo 6:14-16).
La
Biblia enseña que solo Dios es inmortal
A
crença na imortalidade da alma surgiu da primeira mentira na Terra,
dita pelo Diabo, o pai da mentira (João 8:44). Ele usou a serpente
como médium e disse a Eva: "Certamente não morrereis"
(Gênesis 3:4). Tal declaração foi totalmente de encontro com o que
Deus disse: "Certamente morrereis" (Gênesis 2:17).
La
creencia en la inmortalidad del alma surgió de la primera mentira en
la Tierra, dicha por el Diablo, el padre de la mentira (Juan 8:44).
Él usó la serpiente como médium y dijo a Eva: "Ciertamente no
moriréis" (Génesis 3:4). Tal declaración fue totalmente de
encuentro con lo que Dios dijo: "Ciertamente moriréis"
(Génesis 2:17).
Como
vimos nas perguntas deste estudo, para entender a morte precisamos
saber primeiro o que é a vida. Segundo Gênesis 2:7, a vida é: PÓ
DA TERRA + FÔLEGO DE VIDA = ALMA VIVENTE. A Bíblia diz que, na
morte, acontece um processo inverso ao da criação da vida
(Eclesiastes 12:7), a alma morre, ou seja, o ser humano morre
(Ezequiel 18:4). Então a alma não é uma entidade extracorpórea.
Como
vimos en las preguntas de este estudio, para entender la muerte
necesitamos saber primero lo que es la vida. Según Génesis 2:7, la
vida es: POLVO DE LA TIERRA + ALIENTO DE VIDA = ALMA VIVIENTE. La
Biblia dice que, en la muerte, ocurre un proceso inverso al de la
creación de la vida (Eclesiastés 12:7), el alma muere, o sea, el
ser humano muere (Ezequiel 18:4). Entonces
el alma no es una entidad extracorpórea.
A
palavra traduzida por fôlego ou espírito, no texto hebraico é
ruach e no grego é pneuma. Esses termos podem significar "vento",
"sopro", "fôlego", "temperamento",
"coragem" ou "respiração", inclusive de
animais. No que se refere ao homem, jamais na Bíblia as palavras
pneuma e ruach denotam uma entidade inteligente, com existência fora
de um corpo físico.
La
palabra traducida por aliento o espíritu, en el texto hebraico es
ruach y en el griego es pneuma. Esos términos pueden significar
"viento", "soplo", "aliento",
"temperamento", "coraje" o “respiración",
inclusive de animales. En el que se refiere al hombre, jamás en la
Biblia las palabras pneuma y ruach denotan una entidad inteligente,
con existencia fuera de un cuerpo físico.
A
Bíblia não apoia a ideia da reencarnação, pois "aos homens
está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo"
(Hebreus 9:27).
La
Biblia no apoya la idea de la reencarnación, pues "a los
hombres está ordenado morir una sólo vez, viniendo tras eso el
juicio" (Hebreos 9:27).
Em
mais de 50 versículos, a Bíblia compara a morte a um sono (Salmos
88:10-12; 115:17; 146:3, 4; Isaías 38:18, 19). O próprio Jesus
disse que Lázaro estava dormindo (João 11:11-14).
En
más de 50 versículos, la Biblia compara la muerte a un sueño
(Salmos 88:10-12; 115:17; 146:3, 4; Isaías 38:18, 19). El
propio Jesús dijo que Lázaro estaba durmiendo (Juan 11:11-14).
Alguns
cristãos interpretam erroneamente Lucas 23:42,43, em que Jesus diz
ao ladrão na cruz: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo
no paraíso." Segundo eles, o ladrão foi para o céu naquele
dia, comprovando assim, a vida após a morte. No texto original,
porém, não existe a palavra "que". Ela foi adicionada
pelo tradutor para dar sentido ao texto. No grego antigo, não
existia vírgula ou pontuação. Por isso, cabe ao tradutor escolher
em que lugar da frase colocará a vírgula. Sendo assim, o melhor
sentido do texto é: "Em verdade te digo hoje, estarás comigo
no paraíso". Isso porque o texto de João 20:17 nos mostra que
Jesus e o ladrão não foram para o Céu naquele dia. Desse modo,
percebemos que o texto não ensina que recebemos a recompensa
imediatamente após a morte, mas sim, na volta de Jesus (Apocalipse
22:12). (Texto do
e-mail que nos foi enviado no dia 11 de junho de 2015, às 12:27 PM.)
Algunos
cristianos interpretan erróneamente a Lucas 23:42,43, cuando Jesús
dice al ladrón en la cruz: "En verdad te digo que hoy estarás
conmigo en el paraíso." Según ellos, el ladrón fue para el
cielo aquel día, comprobando así, la vida después de la muerte. En
el texto original, sin embargo, no existe la palabra "que".
Ella fue añadida por el traductor para dar sentido al texto. En el
griego antiguo, no existía coma o punto. Por eso, cabe al traductor
escoger en que lugar de la frase colocará la coma. Siendo así, el
mejor sentido del texto es: "En verdad te digo hoy, estarás
conmigo en el paraíso". Eso es porque el texto de Juan 20:17
nos muestra que Jesús y el ladrón no fueron para el Cielo aquel
día. De ese modo, percibimos que el texto no enseña que recibimos
la recompensa inmediatamente después de la muerte, pero sí, a la
vuelta de Jesús (Apocalipsis 22:12). (Texto del email que nos fue
enviado el día 11 de junio de 2015, a las 12:27 PM.)
Samuel
e Elias reapareceram vivos depois de haverem morrido
Samuel
y Elias reaparecieron vivos después de haber muerto
Bem,
em relação à morte, sabemos que além do corpo físico temos um
Espírito imortal, e que este, quando estamos no corpo de carne, é
chamado de alma.
Bien,
en relación a la muerte, sabemos que además del cuerpo físico
tenemos un Espíritu inmortal, y que este, cuando estamos en el
cuerpo de carne, es llamado alma.
A
ciência demonstra-nos que aquilo o que chamamos “morte” é
somente a cessação do funcionamento de órgãos vitais necessários
à manutenção da vida de nosso envoltório corporal.
La
ciencia nos demuestra que aquello que llamamos “muerte” es
solamente la cesación del funcionamiento de órganos vitales
necesarios al mantenimiento de la vida de nuestro envoltorio
corporal.
No
Velho Testamento, em 1Sm 28, 7-15, graças à pitonisa de En-Dor (ou
Endor na versão católica), Samuel, já morto, aparece ao rei Saul.
É claro: é seu Espírito que se faz visível, demonstrando assim
que está vivo.
En
el Viejo Testamento, en 1Sm 28, 7-15, gracias a la pitonisa de
En-Dolor (o Endor en la versión católica), Samuel, ya muerto,
aparece al rey Saúl. Es claro: es su Espíritu que se hace visible,
demostrando así que está vivo.
Já
na Nova Aliança, mais exatamente em Mt 17,1-13, Jesus com seus
discípulos Pedro, Tiago e João, subindo o monte Tabor, se deparam
com Moisés e Elias que já tinham morrido. Diante desse episódio
bíblico, fica comprovada a vida após a morte.
Ya
en la Nueva Alianza, más exactamente en Mt 17,1-13, Jesús con sus
discípulos Pedro, Santiago y Juan, subiendo el monte Tabor, se
encontraron con Moisés y Elías que ya habían muerto. Delante de
ese episodio bíblico, queda comprobada la vida después de la
muerte.
Para
a pergunta: "existe vida além do túmulo?", caso
respondêssemos essa indagação como espírita que somos, diríamos
que SIM, e citaríamos as colônias espirituais narradas no livro
"Nosso Lar", que foi psicografado pelo médium mineiro
Francisco Cândido Xavier e ditado pelo espírito André Luiz;
todavia, para os fundamentalistas, apenas mencionaremos a Bíblia e a
parábola do "Rico e Lázaro", que fora contada por Jesus e
está em Lc 16,19-31, a qual comprova indubitavelmente a
sobrevivência após a nossa passagem aqui por este orbe.
Para
la pregunta: "¿existe vida más allá de la tumba?", si
respondiéramos esa indagación como espírita que somos, diríamos
que SÍ, y citaríamos las colonias espirituales narradas en el libro
"Nuestro Hogar", que fue psicografiado por el médium
minero Francisco Cândido Xavier y dictado por el espíritu André
Luiz; sin embargo, para los fundamentalistas, sólo mencionaremos la
Biblia y la parábola del "Rico y Lázaro", que fue contada
por Jesús y está en Lc 16,19-31, la cual comprueba indudablemente
la supervivencia después de nuestro pasaje aquí por este orbe.
Essa
conversa de: “se fizer o bem vai para o Céu, o mau para o
Inferno”, para algumas pessoas, atesta a vida após a morte.
Entretanto, ao mesmo tempo, vemos que esta é uma historinha para pôr
medo em crianças. Quanto ao argumento de que “o Céu fica em cima
e o Inferno em baixo”, o mesmo não é válido. Sabemos que o nosso
planeta é redondo, e através do movimento de ROTAÇÃO, aquilo que
está em cima, 12 horas após está em baixo. Por outro lado, a
Ciência já esquadrinhou o subsolo e comprovou que nele nada foi
encontrado.
Esa
conversación de: “si hiciera el bien va para el Cielo, el malo
para el Infierno”, para algunas personas, prueba la vida después
de la muerte. Sin embargo, a la vez, vemos que esta es una historieta
para dar miedo a los niños. En cuanto al argumento de que “el
Cielo queda encima y el Infierno abajo”, el mismo no es válido.
Sabemos que nuestro planeta es redondo, y a través del movimiento de
ROTACIÓN, aquello que está encima, 12 horas después está abajo.
Por otro lado, la Ciencia ya escudriñó el subsuelo y comprobó que
en el nada fue encontrado.
O
Céu não é um lugar, mas um estado de espírito
El
Cielo no es un lugar, sino um estado de espíritu
Dirão
alguns: “Mas a crença no Céu e no Inferno é bíblica!”
Responderemos a esses: Também lemos na Bíblia: Lc 17,20-21: “Sendo
Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus,
respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior; nem
dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro
de vós”. Bom, em algumas Bíblias, ao invés de lermos a palavra
"dentro", lê-se "entre", mas em ambos os casos
vemos que "o reino de Deus" ou, como querem uns, “o
Céu”, realmente não é um lugar circunscrito, e sim um
estado de espírito. Bem, podemos afirmar seguramente que, como o
céu, o Inferno igualmente o é.
Dirán
algunos: “¡Pero la creencia en el Cielo y en el Infierno es
bíblica!” Responderemos a esos: También leemos en la Biblia: Lc
17,20-21: “Siendo Jesús preguntado por los fariseos sobre cuándo
vendría el reino de Dios, les respondió: El reino de Dios no viene
con apariencia exterior; ni dirán: ¡Helo aquí! o: ¡Helo allí!
pues el reino de Dios está dentro de vosotros”. Bueno, en algunas
Biblias, en vez de leer la palabra "dentro", se lee
"entre", pero en ambos casos vemos que "el reino de
Dios " o, como quieren unos, “el Cielo”, realmente no es
un lugar circunscrito, y sí un estado de espíritu. Bien,
podemos afirmar seguramente que, como el cielo, el Infierno
igualmente lo es.
Em
muitos casos, ouvimos por aí o seguinte diálogo: “Como está sua
vida?” “Uma maravilha! Um mar de rosas! Um céu esplendoroso!”
Ou: “Como está sua vida?” “Uma droga! Não poderia estar pior!
Um verdadeiro inferno!” Pois bem, isso confirma os dizeres acima.
En
muchos casos, oímos por ahí el siguiente diálogo: “¿Cómo está
su vida?” “¡Una maravilla! ¡Un mar de rosas! ¡Un cielo
esplendoroso!” O: “¿Cómo está su vida?” “¡Una droga! ¡No
podría estar peor! ¡Un verdadero infierno!” Pues bien, eso
confirma las palabras de arriba.
Mais
adiante, a Bíblia, em Jo 6,63, mostra-nos que a nossa carne, a qual
é a vestimenta do Espírito, é sem valor, portanto é nele que
devemos buscar a importância de nossa vida. Na mesma obra literária
o apóstolo João fala-nos claramente que Deus é Espírito (Jo
4,24). Eis aí nossa semelhança com o Criador, pois também somos
Espíritos e o seremos sempre, seja vivendo na carne ou fora dela.
Más
adelante, la Biblia, en Ju 6,63, nos muestra que nuestra carne, la
cual es la indumentaria del Espíritu, es sin valor, por lo tanto es
en el que debemos buscar la importancia de nuestra vida. En la misma
obra literaria el apóstol Juan nos habla claramente que Dios es
Espíritu (Ju 4,24). He ahí nuestra semejanza con el Creador, pues
también somos Espíritus y lo seremos siempre, sea viviendo en la
carne o fuera de ella.
Ainda
nesse livro é-nos dito, em Lc 20,27-38, que alguns saduceus, falando
sobre a situação de uma mulher que teria casado com sete irmãos,
perguntaram ao Divino Rabi de qual deles ela seria esposa quando
acontecesse a ressurreição dos corpos. Disse-lhes Jesus de forma
clara que somente se casam aqueles que ainda estão vinculados a um
corpo físico. Entretanto, os que já se encontram no Plano
Espiritual não se unem maritalmente, por ser essa junção algo que
acontece estritamente entre seres jungidos à matéria. Ademais, se
Deus é Deus de vivos (Lc 20,37-38), então todos os que morreram
fisicamente continuam, no outro lado da vida, espiritualmente vivos.
Foi o que Jesus quis dizer nessa passagem citando Abraão, Isaac e
Jacó, que já haviam morrido, como sendo plenamente vivos. Isto fica
claro quando Jesus fala-nos em Lc 20,38: “Ora, Deus não é Deus de
mortos, mas de vivos; porque para Ele vivem todos”. Ou seja, todos
os encarnados e desencarnados.
Aún
en ese nos es dicho, en Lc 20,27-38, que algunos saduceos, hablando
sobre la situación de una mujer que se habría casado con siete
hermanos, preguntaron al Divino Rabí de cuál de ellos ella sería
esposa cuando ocurriera la resurrección de los cuerpos. Les dijo
Jesús de forma clara que solamente se casan aquellos que aún están
vinculados a un cuerpo físico. Sin embargo, los que ya se encuentran
en el Plano Espiritual no se unen maritalmente, por ser esa unión
algo que ocurre estrictamente entre seres unidos a la materia.
Además, si Dios es Dios de vivos (Lc 20,37-38), entonces todos los
que murieron físicamente continúan, en el otro lado de la vida,
espiritualmente vivos. Fue lo que Jesús quiso decir en ese pasaje
citando a Abrahán, Isaac y Jacob, que ya habían muerto, como
estando plenamente vivos. Esto queda claro cuando Jesús nos habla en
Lc 20,38: “Ahora, Dios no es Dios de muertos, sino de vivos; porque
para Él viven todos”. O sea, todos los encarnados y desencarnados.
Estêvão
rogou a Jesus que recebesse seu Espírito
Esteban
rogó a Jesús que recibiese su Espíritu
No
Gólgota, na conversa que Jesus teve com o “bom ladrão”, não
nos interessa se existia ou deixaria de existir a palavra “que”,
não nos cabe saber onde a vírgula deve estar, nem muito menos
quando ele foi para o Paraíso. O que nos importa é que o Sublime
Mestre o levou para o Paraíso. Não vem ao caso se foi hoje, amanhã,
daqui a 5, 10, 15, 20, 50, 100, 200, 500 ou 1000 anos, o que comprova
que existe vida após a morte é que Jesus o levou.
En
el Gólgota, en la conversación que Jesús tuvo con el “buen
ladrón”, no nos interesa si existía o dejaría de existir la
palabra “que”, no nos cabe saber donde la coma debe estar, ni
mucho menos cuando él fue para el Paraíso. Lo que nos importa es
que el Sublime Maestro lo llevó para el Paraíso. No viene al caso
si fue hoy, mañana, de aquí a 5, 10, 15, 20, 50, 100, 200, 500 o
1000 años, lo que demuestra que existe vida después de la muerte es
que Jesús lo llevó.
Estevão,
um dos mártires do Cristianismo, no auge da lapidação a que fora
condenado pelo Sinédrio, “em preces” rogou ao Divino Jardineiro
que recebesse seu Espírito depois de seu passamento que se
aproximava célere (At 7,59). Esse petitório apenas se justifica se
o moribundo vislumbrasse uma continuação à vida.
Esteban,
uno de los mártires del Cristianismo, en el auge de la lapidación a
que fue condenado por el Sanedrín, “en oraciones” rogó al
Divino Jardinero que recibiera su Espíritu tras su expiración que
se aproximaba acelerada (At 7,59). Esa petición sólo se justifica
si el moribundo vislumbrase una continuación de la vida.
Há
igualmente aqueles que se apoiam unicamente nas Escrituras Sagradas
para afirmarem que a IMORTALIDADE é somente atribuída à Divindade
Maior (1Tm 6,14-16). Aos mesmos, corroboramos inapelavelmente que
esses indivíduos, afirmando isso, estão rebaixando o Criador à
estatura moral do homem. “Como assim?” - perguntarão alguns.
Explicamos: hoje, a física quântica, não trabalha mais com a
hipótese de Universo, mas sim de Multiverso. Basta você ler autores
como Marcelo Gleiser(1).
De acordo com a Ciência, o Universo tem um formato cilíndrico e foi
formado há aproximadamente 15 bilhões de anos. Essa supõe que
temos mais ou menos 200 bilhões de galáxias. Uma dessas é a nossa,
a “Via Láctea”, a qual não é considerada grande, porque possui
unicamente 100 bilhões de estrelas, e o Sol, que preside o nosso
sistema planetário, é uma das menores. Ele, o Sol, tem 8 ou 9
planetas que giram em torno dele; um deles, o planeta Terra, é um
dos que possui menos massa, e é nele que moramos. Resumindo: a Terra
é um planetinha, que gira em torno de uma estrelinha, que integra um
grupo de 100 bilhões de estrelas, compondo uma galáxia, entre cerca
de 200 bilhões de galáxias num dos Universos possíveis.
Hay
igualmente aquellos que se apoyan únicamente en las Escrituras
Sagradas para afirmar que la INMORTALIDAD es solamente atribuida a la
Divinidad Mayor (1Tm 6,14-16). A los mismos, corroboramos
inapelablemente que esos individuos, afirmando eso, están rebajando
al Creador a la estatura moral del hombre. “¿Cómo es así?” -
preguntarán algunos. Explicamos: hoy, la física quántica, no
trabaja más con la hipótesis de un Universo, sino sí de
Multiuniversos. Basta que usted lea autores como Marcelo Gleiser(1).
En consonancia con la Ciencia, el Universo tiene un formato
cilíndrico y fue formado hace aproximadamente 15 mil millones de
años. Eso supone que tenemos más o menos 200 mil millones de
galaxias. Una de esas es la nuestra, la “Vía Láctea”, la cual
no es considerada grande, porque posee únicamente 100 mil millones
de estrellas, y el Sol, que preside nuestro sistema planetario, es
una de las menores. Él, el Sol, tiene 8 o 9 planetas que giran en
torno a el; uno de ellos, el planeta Tierra, es uno de los que posee
menos masa, y es en el que vivimos. Resumiendo: la Tierra es un
planetita, que gira en torno a una estrellita, que integra un grupo
de 100 mil millones de estrellas, componiendo una galaxia, entre
cerca de 200 mil millones de galaxias en uno de los Universos
posibles.
Vejam
como nós somos importantes! E
há gente que acha que Deus fez tudo isso somente para que nós
existamos! Isso que é um Deus inteligente! Que entende muito bem da
relação de “custo e benefício”! Faz bilhões de estrelas,
galáxias, só para nós existirmos!
¡Vean
como nosotros somos importantes! ¡Y hay gente que cree que Dios hizo
todo eso solamente para que nosotros existamos! ¡Eso que es un Dios
inteligente! ¡Que entiende muy bien de la relación de “coste y
beneficio”! ¡Hizo mil millones de estrellas, galaxias, sólo para
que nosotros existamos!
Paulo
declarou aos filipenses que morrer é um lucro
Pablo
declaro a los filipenses que morir es una ventaja
“E
o que tem tudo isso a ver com a Bíblia, mais exatamente com 1Tm
6,14-16, ou seja que apenas o Altíssimo tem a imortalidade?” -
indagarão muitos.
“¿Y
qué tiene todo eso que ver con la Biblia, más exactamente con 1Tm
6,14-16, o sea que sólo el Altísimo tiene la inmortalidad?” -
indagarán muchos.
Bem,
quando o “apóstolo dos gentios” escreveu a referida epístola a
Timóteo, a Ciência não tinha o conhecimento do Universo que tem
atualmente. Então, quando formos interpretar a Bíblia temos que
adaptar seus escritos aos nossos tempos. Caso contrário, se
seguirmos o lado “cego da letra”, estaremos, no mínimo,
rebaixando o Criador à estatura do homem, e do homem antigo.
Bien,
cuando lo “apóstoles de los gentiles” escribió la referida
epístola a Timoteo, la Ciencia no tenía el conocimiento del
Universo que tiene actualmente. Entonces, cuando vayamos a
interpretar la Biblia tenemos que adaptar sus escritos a nuestros
tiempos. De lo contrario, si siguiéramos el lado “invidente de la
letra”, estaremos, como mínimo, rebajando al Creador a la estatura
del hombre, y del hombre antiguo.
Cremos
que este fato descrito em 1Tm 6,14-16, ou seja, que apenas Deus é
imortal, não é verídico; pois, se assim fosse, porque então São
Paulo, em carta aos Filipenses, no 1º capítulo, no 21º versículo,
afirma que “morrer seja um lucro”?
Creemos
que este hecho descrito en 1Tm 6,14-16, o sea, que sólo Dios es
inmortal, no es verídico; pues, si así fuera, ¿por qué entonces
San Pablo, en carta a los Filipenses, en el 1º capítulo, en el 21º
versículo, afirma que “morir sea un logro”?
Outra
coisa: falam que a Bíblia não apoia a ideia da reencarnação, e
citam Hb 9,27: "aos homens está ordenado MORRER uma só vez,
vindo depois disso o juízo". Mas é claro! Numa determinada
existência o homem morre somente uma vez; aí, reencarna e morre
novamente; e assim sucessivamente, até atingir a categoria dos
Espíritos Puros. Seria contrário à reencarnação se Hb 9,27
falasse: "aos homens está ordenado VIVER uma só vez”. Mas
não é dessa forma! Então, esse versículo não fala contra as
vidas múltiplas e também não é contrário à vida após a morte,
como querem os antiespíritas.
Otra
cosa: hablan que la Biblia no apoya la idea de la reencarnación, y
citan Hb 9,27: "a los hombres está ordenado MORIR una sólo
vez, viniendo tras eso el juicio". ¡Pero es claro! En una
determinada existencia el hombre muere solamente una vez; ahí,
reencarna y muere nuevamente; y así sucesivamente, hasta alcanzar la
categoría de los Espíritus Puros. Sería contrario a la
reencarnación si Hb 9,27 hablara: "a los hombres está ordenado
VIVIR una sólo vez”. ¡Pero no es de esa forma! Entonces, ese
versículo no habla contra las vidas múltiples y tampoco es
contrario a la vida después de la muerte, como quieren los
antiespíritas.
Tudo
nos leva a crer que o Espírito seja imortal. E que, já que fomos
agraciados com a imortalidade, parece-nos lógico evoluir vida após
vida. Dessa forma também fica corroborada a reencarnação.
Todo
nos lleva a creer que el Espíritu sea inmortal. Y que, ya que fuimos
agraciados con la inmortalidad, nos parece lógico evolucionar vida
después de la vida. De
esa forma también queda corroborada la reencarnación.
Concluímos
fazendo uma pergunta ao autor do e-mail mencionado no preâmbulo
deste texto. Segundo ele, não existe “vida após a morte” e
muito menos as “existências múltiplas”. Caso isso seja verdade,
indagamos: por qual motivo temos de fazer o bem?
Concluimos
haciendo una pregunta al autor del e-mail mencionado en el preámbulo
de este texto. Según él, no existe “vida después de la muerte”
y mucho menos las “existencias múltiples”. Caso eso sea verdad,
indagamos: ¿por cuál motivo tenemos que hacer el bien?
Marcelo Gleiser (Rio de Janeiro, 19
de março de 1959) é um físico, astrônomo, professor, escritor e
roteirista. Conhecido nos Estados Unidos por seus lecionamentos e
pesquisas científicas, no Brasil é mais popular por suas colunas
de divulgação científica na Folha
de S.Paulo, que é um dos
principais jornais do país. Escreveu sete livros e publicou três
coletâneas de artigos. Já participou de programas de televisão no
Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Em 2007, foi eleito membro da
Academia Brasileira de Filosofia. (Fonte: Wikipédia.)
(1)
Marcelo
Gleiser (Río de Janeiro, 19 de marzo de 1959) es un físico,
astrónomo, profesor, escritor y guionista. Conocido en los Estados
Unidos por sus lecciones e investigaciones científicas, en Brasil es
más popular por sus columnas de divulgación científica en la Hoja
de S. Paulo,
que es uno de los principales
periódicos del país. Escribió siete libros y publicó tres
coetáneas de artículos. Ya participó de programas de televisión
en Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. En 2007, fue elegido miembro
de la Academia Brasileña de Filosofía. (Fuente: Wikipédia.)